segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O que não pode faltar em um Casamento

A festa de Casamento é um sonho para todo casal que decide celebrar o seu amor com familiares e amigos.

Não importa o estilo dos noivos. Sejam eles moderninhos ou super tradicionais, algumas coisas simplesmente não pode passar em branco.

Alguns detalhes da organização da festa podem e farão toda a diferença na celebração.

Com planejamento e atenção, a festa de Casamento será harmoniosa, muito divertida e, principalmente, sem surpresas desagradáveis!

Siga essas dicas e sua festa será um sucesso!!!!


Conforto para os convidados

Uma festa de casamento agradável, não importa se acontecerá de dia ou de noite, deve ter acomodações adequadas para receber os convidados. 
Mesas firmes e cadeiras confortáveis são indispensáveis; as de plástico não são muito elegantes e devem ser evitadas.
Um design elegante também faz toda a diferença. Uma boa opção é a criação de lounges com sofás e puffs. Assim todos poderão curtir bem a festa acomodados e com conforto, além de facilitar a interação entre os convidados.
Salões muito grandes podem dispersar as pessoas, enquanto que um ambiente apertado pode ser tornar incômodo.
Não se esqueça de confirmar o número de pessoas que o local da festa comporta.


Flores para alegrar qualquer ocasião

Flores alegram qualquer ambiente e são totalmente indispensáveis em cerimônias e na recepção!!
Para a mesa do bolo, e alguns outros locais estratégicos, peça arranjos maiores e mais imponentes.
As flores devem estar presentes nas mesas dos convidados também. Opte por flores da época e procure harmonizar nas cores.
Combinações com rosa e vermelho são ousadas. Flores em tons de amarelo e laranja trazem modernidade. Noivas mais clássicas podem optar pelos arranjos com flores brancas. É chique e não tem erro.
Cuidado com os vasos muito altos nas mesas. Eles são soberbos, mas podem atrapalhar. Ninguém quer ficar desviando do vaso para conseguir olhar o interlocutor, certo?
Em uma celebração ao ar livre, que tal optar por flores do campo em latinhas ou pequenos potes?
E levar os arranjos da mesa, NUNCA!!!


Bons utensílios

Do que adianta uma comida deliciosa, um salão decorado lindamente e toalhas surradas e copos de segunda? Portanto, ao contratar o buffet, preste muita atenção nos utensílios da mesa (toalhas, copos, talheres, guardanapos, etc).
Atenção também aos garçons e copeiros. Certifiquem-se de que sejam profissionais treinados e que sejam suficientes para servir a quantidade de convidados presentes. No caso de coquetel com buffet ou prato quente a conta é de um garçom para 12 convidados. Preste muita atenção no traje desses profissionais.


Son na caixa DJ

Festa sem música não é festa! Porém, atenção ao que muita gente acredita ser apenas um detalhe. O som que irá embalar o evento precisa ser adequado ao momento da celebração. Na hora do bolo, do brinde e do jantar, o melhor são músicas suaves. E na pista, música para dançar. Mas não esqueça de deixar claro para o profissional, DJ ou Banda, qual o gosto musical do casal. Evite surpresas desagradáveis.
Uma dica é fazer uma playlist com as músicas prediletas do casal. Mas procure variar um pouco os estilos, OK? Assim todos os convidados podem aproveitar muito a festa.
E para dar um toque lúdico à pista, que tal distribuir adereços para os convidados?


Sorria!!!

A data do casamento é, sem sobra de dúvidas, um dos dias mais intensos na vida dos noivos. E passa tão rápido...
Por isso esse momento tão especial tem que ser registrado, e por um bom profissional.
Abuse nesses dia de tudo, fotos posadas, no estilo fotojornalismo, fotos de detalhes, flagras... Converse com o profissional que fará foto e filmagem do casamento de você, eles também precisam entender a personalidade dos noivos.
E não tenha vergonha de pedir depois para seus convidados uma cópia das fotos que fizeram no casamento de vocês. Só orientem para não interferir no trabalho dos profissionais.


Dança dos noivos

A chegada dos noivos no local da recepção é um momento muito especial. É como se fosse a "inauguração" da celebração. A valsa não é obrigatória, mas é uma tradição cheia de simbolismos. Geralmente, logo após a valsa, os noivos optam por dançar uma música especial do casal. (Não se esqueça de combinar previamente com o D.J.). Esse é um momento especial, cheio de romantismo em que os noivos brilham e celebram o amor.


Bebidinhas

Bebida definitivamente não pode faltar em uma festa de casamento. E bebida boa e bem geladinha, é claro!
A bebida escolhida terá a ver com o tipo de festa, o gosto do casal e o cardápio a ser servido.
A cerveja, bebida que é preferência nacional, não pode faltar ( e estar trincando de gelada), assim como água, sucos e refrigerantes para quem não ingere bebida alcoólica. Coquetéis também são bem vindos. 
Uma boa alternativa é ter um bar independente do buffet. Monta-se um balcão só para as bebidas. Assim os convidados ficam a vontade e evita-se de ficar chamando os garçons o tempo todo para encher os copos.


Comidinhas gostosas

Não importa se os noivos servirão caviar, uma massa ou apenas salgadinhos. O importante é que haja fartura e que o prato a ser servido seja bem preparado e saboroso. 
Atualmente muitos casais tem optado por festas temáticas como por exemplo, só de comida japonesa, árabe, indiana ou em que são servidas em "finger foods" (que são canapés, porções e petiscos). Se o casamento for realizado pela manhã, uma boa opção é o churrasco (neste caso providencie uma alternativa para os vegetarianos). 
O mais usado no Brasil é o self-service, que funciona muito bem com a praticidade. mas o mais importante é adequar o cardápio ao tipo de festa, e é claro, que a comida esteja muito gostosa e seja farta.


Doces, doces e muito doce

Você consegue imaginar uma festa de casamento sem camafeus, brigadeiro ou doces caramelados?
Nunca!!! Aliás, uma das horas mais esperadas pelas "formigas" de plantão é a liberação da mesa de doces. 
Portanto, capriche!!!
Mas uma dúvida sempre temos, qual a quantidade certa de doces devo encomendar.
O padrão são 5 doces por convidado, mas não se esqueça de levar em consideração o tamanho da mesa. Se a mesa for muito grande esse número poderá ser alterado. A variedade também é muito importante, geralmente de 7 à 10 tipos e sabores diferentes.
A cerimonialista ou uma amiga do casal poderá separar uma caixinha com os doces para que os noivos apreciem na noite de núpcias.


Noivinhos no topo do bolo

Eles são muito fofos e podem ser do estilo mais tradicional até os mais arrojados e divertidos. 
A encomenda dos noivinhos personalizados devem ser feitos com alguns meses de antecedência.
Os materiais são os mais variáveis possível como resinas, porcelana, madeira, tecido e o mais comum, biscuit.
Se o noivo é surfista, que tal fazê-lo apoiado numa prancha? É só usar a criatividade.



O Brinde

Os primeiros registros do hábito de brindar vem da Grécia. No casamento, o brinde é um momento de muita emoção. As taças devem estar impecáveis e os fotógrafos, a postos. O tradicional gole com as mãos entrelaçadas simboliza a união das vidas e da caminhada juntos. Muita gente acha cafona, mas é tradição e não pode faltar.


O ritual do Bouquet

Um dos momentos mais divertidos e animados e que não pode faltar em nenhuma festa de casamento é quando a noiva "joga" o bouquet.
O tradicional ritual reúne as amigas da noiva que são solteiras e, depois de ensaios e mais ensaios, a noiva, de costas, joga o bouquet. A sortuda que pegar o ramalhete, diz a tradição, que será a próxima a se casar.
Algumas versões mais modernas têm sido difundidas nos casamento. Fitas, uma cofre, ou até mesmo um sapo ser arremessado entre as solteiras, reza a lenda que quem beijar um sapo o transformará em príncipe, será?


A lembrancinha

A lembrancinha é esperada pelos convidados ao final da festa e já é uma tradição. É uma maneira gentil e simpática de agradecer aos seus amigos e parentes que compartilharam esse momento tão especial.
Geralmente são acompanhadas por um cartãozinho de agradecimento e até mesmo o novo endereço do casal.
Balas de amêndoas, uma caixinha de música, um porta jóias delicado, uma caneca com o nome dos noivos, chinelos personalizado e até um CD com as músicas prediletas do casal, são apenas algumas sugestões. Sacolas de pano personalizadas estão em alta, pois são bonitas, úteis e ecologicamente corretas. 
As opções são muitas, pesquise!!!


Café e bem-casados

Um item que não pode faltar em uma festa de casamento são os bem casados.
Ele deve ser servido no final da festa com o café e até mesmo algumas opões de chá.
É muito elegante se despedir dos amigos servindo um café ou até mesmo um chá.
Ainda mais se a festa for regada de muita alegria e emoção. deselegante é ir para casa carregada de bem-casados e docinhos na bolsa.


Espero que tenham se inspirado um pouquinho!!!

Aguardem os próximos posts, falarei sobre como organizar o seu casamento utilizando da internet, excel e power-point.









8 comentários:

  1. Algumas dicas acho super válidas, mas acho q não podemos generalizar sabe! rs
    Sei la, eu não tive cerveja, pq não ia pagar caro pra poucos beberem (a maioria nao bebia) e por ai vai....
    Tem pessoas que não tem condiçoes de pagar por cadeiras de ferro e usam a de plástico mesmo e por ai vai....rs
    Mas no geral as dicas são mto boas sim! :)

    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, obrigada pela participação...

      Aqui falamos sempre pensando como maioria...

      Excluir
  2. Ameiii as dicas, Pri !! Anotando tudo aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, vc sempre tão atenciosa!!!

      Bjinhos

      Excluir
    2. Quando acho que não pode melhorar, vc vem e se supera! Amando tudo aqui! Parabéééns!!

      Excluir
  3. Oi linda, tudo bem?
    Gostei muito do post. Acho que as dicas são super válidas, e podemos adaptá-las à nossa realidade e check list.
    Bjão
    Ariadne
    www.apenastrespalavras.com.br

    ResponderExcluir